As equipes profissionais da primeira e segunda divisão, que terão participações obrigatórias e os times amadores terão até às 17 horas do dia 26 de maio para entregar a carta de adesão para disputarem o Campeonato Estadual Sub-20. Poderão participar atletas nascidos entre os anos de 2002 e 2006.
A carta de adesão devera ser enviada para o email ftf@ftf.org.br. A competição será regionalizada e a fórmula de disputa dependerá do número de participantes. As equipes da primeira e segunda divisão poderão inscrever atletas amadores e profissionais, já os times amadores, só poderão disputar com jogadores amadores.
A equipe que desistir de participar antes ou durante o Estadual, ficará impedida de disputar competições promovidas pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF) ou ligas filiadas a entidade pelo período de dois anos consecutivos.
A equipe campeã garantirá o passaporte para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, já que a vaga de 2023 é do Capital, por ter vencido o Estadual no ano passado. Apenas as equipes amadoras não poderão participar da competição nacional, conforme prevê o regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade que organiza o torneio. O campeão também representará o Tocantins na Copa do Brasil Sub-20 de 2023, que este ano será disputado pelo rubro-negro do Tocantins.