Os tocantinenses conheceram os seus adversários na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tocantinópolis, representante do Tocantins na competição nacional, encara o Pacajus (CE); os times maranhenses Moto Club e Juventude Samas; as equipes paraenses Castanhal e Tuna Luso; além dos piauienses 4 de Julho e Fluminense. Esses clubes fazem parte do Grupo A2.
Na estreia do Tocantinópolis, prevista para os dias 17 ou de 18 de abril, o time tocantinense enfrenta a Tuna Luso. O jogo será na casa do Verdão do Norte. Em relação ao último ano, o Brasileiro Série D virá sem a fase preliminar, começando direto na etapa de grupos regional.
Conselho técnico
Nesta quarta-feira, 16, a CBF reuniu os 64 clubes participantes da Série D para a realização do primeiro conselho técnico da competição desde sua estreia no calendário do futebol brasileiro. Assim como nos encontros para tratar dos Brasileiros Série A, B e C, o conselho da Série D debateu formato da disputa, itens de regulamento, protocolo médico, novidades e premiações.
Durante a reunião virtual, o Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, aproveitou para comunicar o aumento de 8,5 milhões de reais no orçamento do campeonato para a temporada 2022. A quantia será dividida em repasses aos times participantes – cada um receberá R$120 mil – e na premiação para as quatro equipes que ascenderem à Série C. No total, a CBF investirá cerca de 60 milhões de reais na organização da Série D, garantindo transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas.
Os clubes decidiram sobre o formato da competição. Também acompanharam o conselho técnico, os Vices-presidentes da CBF, Castellar Modesto Guimarães Neto e Francisco Noveletto; além dos presidentes e representantes das 27 Federações Estaduais e integrantes da diretoria da CBF. Ainda assistiram à reunião de forma virtual representantes das entidades de classe do futebol brasileiro: a Associação Nacional de Árbitros de Futebol, a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol.
Cotas e premiações
Ficaram definidas as premiações para os quatro primeiros colocados:
1º lugar: 320 mil reais + veículo FIAT
2º lugar: 250 mil reais + veículo FIAT
3º lugar: 150 mil reais
4º lugar: 100 mil reais
Confira as últimas informações sobre o Tocantinópolis
Tocantinópolis anuncia reforços visando a sequência do Estadual e a Copa do Brasil